Indústria: Serviços (Inovação Social e Economia Circular) | Cliente: Fundação Sarah Beirão e António Costa Carvalho – FSB
A Inovação Social pretende apoiar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES). São soluções distintas para problemas da sociedade com impacto positivo comprovado, superior às soluções existentes, tendo em conta o custo de oportunidade dos recursos utilizados. Idealmente deve ser uma solução simples na conceção, replicável e assente em recursos baratos, abundantes ou em recursos e modelos de negócio altamente escaláveis.
A Inovação Social é assim o resultado bem-sucedido do processo de empreendedorismo social, tendo como foco prioritário o financiamento da disseminação de inovações sociais.
As Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social abrangem projetos que propõem respostas inovadoras, pelo seu potencial de impacto e sustentabilidade financeira. As IIES pretendem a prazo demonstrar que são geradoras de mais valor do que as respostas tradicionais existentes.
A Fundação Sarah Beirão é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que se situa na Quinta dos Freixos, numa bonita quinta rural com 30 hectares que dista 2 km de Tábua no distrito de Coimbra.
Acolhe idosos de todos os estratos sociais, não só do distrito, mas como a nível nacional, aos quais presta apoio nas seguintes áreas: Estrutura Residencial para Idosos (Lar), Apoio Domiciliário e Centro de Dia, a um total de cerca de 100 utentes.
Os problemas e desafios deste projeto tinham a ver com a necessidade de avaliar o impacto nos diferentes stakeholders da IIES, calculando o SROI; e a definição da estratégia de crescimento, e através de parcerias.
O propósito da IIES “Plano de Intervenção para a redução da hipertensão” é reduzir o elevado consumo de sal a nível nacional, uma vez que o mesmo se destaca como um fator importante de hipertensão e por conseguinte de doenças cardiovasculares. Em concreto, os objetivos da IIES são:
A metodologia seguida baseou-se num conjunto de ações tendo em vista uma alteração gradual dos hábitos alimentares dos idosos em observação, sendo depois feita uma comparação dos resultados com os idosos que mantiveram a mesma ementa.
1. Avaliação de impacto 2. Estratégia, parcerias e crescimento.
Adicionalmente, ministrou formação especializada em Medição de Benefícios.
1. Análise crítica aos instrumentos de auscultação utilizados na iniciativa; 2. Documentação e sistematização da metodologia utilizada; 3. Pesquisa aprofundada de parcerias sociais e de empresas na zona de influência; 4. Determinação das variáveis dependentes e independentes, de acordo com as respostas a entrevistas, focus group, inquéritos on-line, sessões de ideação e observação; 5. Cálculo do ROI e do SROI, quantificando benefícios e custos, quantitativos e qualitativos; 6. Preparação das apresentações institucionais de apresentação da IIES para captação de investimento.
A implementação deste projeto resultou em efeitos transformacionais duradouros para a FSB. Em concreto, a quantificação dos custos e dos benefícios da IIES, quantificando o valor em € que a iniciativa retorna para os seus stakeholders, por cada € investido na mesma; e o respetivo plano estratégico.
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