CASO DE ESTUDO

SKILLENT

Indústria: Serviços ( Inovação social & Economia Circular) | Cliente:  Skillent

É uma empresa que atua no domínio da Inovação Social. A Inovação Social oferece soluções empreendedoras desenhadas para problemas sociais, sendo mais eficaz, eficiente e sustentável do que soluções já existentes. Desenvolve competências na área do investimento social, incrementa a geração de impacto e a criação de valor e o retorno social.

A Inovação Social pretende apoiar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES). São soluções distintas para problemas da sociedade com impacto positivo comprovado, superior às soluções existentes tendo em conta o custo de oportunidade dos recursos utilizados. Idealmente deve ser uma solução simples na conceção, replicável e assente em recursos baratos, abundantes ou em recursos e modelos de negócio altamente escaláveis.

A Inovação Social é assim o resultado bem-sucedido do processo de empreendedorismo social, tendo como foco prioritário o financiamento da disseminação de inovações sociais.

As Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social abrangem projetos que propõem respostas inovadoras, pelo seu potencial de impacto e sustentabilidade financeira. As IIES pretendem a prazo demonstrar que são geradoras de mais valor do que as respostas tradicionais existentes.

Problemas e Desafios

Efetuámos, em parceria com a Skillent, a capacitação de diferentes projetos de Inovação Social, ao nível da realização de:

  1. Modelo de criação de valor
  2. Avaliação de impacto
  3. Estratégia, parcerias e crescimento

Adicionalmente, tem vindo a ministrar formações especializada em:

  1. Medição de benefícios
  2. Gestão de projetos
  3. Competências de alto desempenho
  4. Design Thinking

Estes projetos têm vindo a ser elaborados para um conjunto muito diversos de entidades, em setores tão diferentes como a educação, saúde ou cultura, entre outros exemplos:

  1. Acreditar – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro
  2. Associação Escolíadas
  3. Associação Tempos Brilhantes
  4. Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima
  5. Cáritas Diocesana de Santarém
  6. Casa do Professor
  7. Catrapum Catrapeia
  8. CEIFAC – Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra
  9. Fundação ADFP, Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional
  10. Fundação Sarah Beirão e António Costa Carvalho
  11. Lêndias d’Encantar – Companhia de teatro
  12. PEACEFUL PARALLEL – Associação área migrações, asilo e refugiados
  13. Sociedade do Bem

Os problemas e desafios de cada um destes projetos têm a ver com a elaboração do modelo de criação de valor, e respetiva metodologia; a necessidade de avaliar o impacto nos diferentes stakeholders de cada IIES, calculando o SROI; e a definição da estratégia de crescimento, e através de parcerias.

Elementos de Valor

Os principais elementos de valor criados nestas parcerias, são:

  1. Análise crítica aos instrumentos de auscultação utilizados na iniciativa;
  2. Documentação e sistematização da metodologia utilizada;
  3. Definição de elementos de Valor;
  4. Pesquisa aprofundada de parcerias sociais e de empresas na zona de influência;
  5. Determinação das variáveis dependentes e independentes, de acordo com as respostas a entrevistas, focus group, inquéritos on-line, sessões de ideação e observação;
  6. Cálculo do ROI e do SROI, quantificando benefícios e custos, quantitativos e qualitativos;
  7. Definição do modelo de criação de valor;
  8. Preparação das apresentações institucionais de apresentação da IIES para captação de investimento.

Vetores Transformacionais

A implementação deste projeto resultou em efeitos transformacionais duradouros para cada uma das entidades com que trabalhamos. Em concreto, a quantificação dos custos e dos benefícios da IIES, quantificando o valor em €uros que a iniciativa retorna para os seus stakeholders, por cada €uro investido na mesma; o modelo de criação de valor da IIES e o respetivo plano estratégico.