CASO DE ESTUDO

TAP

Indústria: Transporte & Logística | Cliente: Transportadora Aérea

O nosso cliente é uma companhia de aviação comercial, tendo surgido em 1945, da falta de uma ligação entre Portugal e o Mundo. A empresa aposta numa estratégia de crescimento sustentado, que alia o desempenho económico à responsabilidade que assume para com a sociedade, clientes e colaboradores. Tem como missão superar todos os desafios para se transformar numa referência global, promovendo a satisfação dos Clientes, o orgulho dos Colaboradores e o desenvolvimento do País.

Problemas e Desafios

Os problemas e desafios deste projeto tinham a ver com a ausência de modelos que permitam avaliar com precisão os benefícios dos projetos, em função da respetiva dimensão e complexidade. Adicionalmente, era também necessário garantir o apoio na justificação do pedido de orçamento à Administração para novos projetos.

Assim, este projeto visou desenvolver um modelo de macro estimação de projetos, baseado em análise de regressão não linear múltipla.

Metodologia Usada

A metodologia seguida para a implementação do projeto foi em linha com o ciclo de melhoria contínua PDCA:

1. Identificação de uma amostra de Projetos e respetivos Gestores de Projeto;

2. Elaboração de Entrevistas aos Gestores de Projeto;

3. Compilação da Informação e Modelação de dados;

4. Desenvolvimento do modelo de Macro Estimação;

5. Recalibração do Modelo.

Elementos de Valor

Com este projeto foram criados diversos elementos de criação de valor, nomeadamente os decisores podem tomar melhores decisões sobre os projetos a desenvolver e na alocação de recursos, de forma mais previsível e rigorosa.

Vetores Transformacionais

A implementação deste projeto resultou em efeitos transformacionais duradouros para a TAP. Em concreto:

  1. Desenvolvimento do modelo de Macro estimação de benefícios dos projetos, a nível corporativo;
  2. Preparação e apresentação à Administração de Business Case de cada projeto, para apoio à tomada de decisão.